Construções e reformas: Conheça o trabalho do arquiteto

Dezembro de 2016 


Para muitas pessoas, construir ou reformar sua casa ou apartamento é um sonho, para outras é uma grande dor de cabeça. Este segundo grupo às vezes evita ao máximo mexer com obras, o que pode até prejudicar a integridade de seu imóvel, caso hajam algumas manutenções necessárias que não são aconselháveis de se postergar. Trincas, vazamentos, deterioração da pintura ou do reboco, telhados com estrutura apodrecendo, telhas quebradas ou deslocadas, impermeabilizações degradadas etc. Enfim há uma série de desgastes na edificação que se forem negligenciados podem, com o tempo, aumentar exponencialmente os prejuízos.

Uma boa alternativa, tanto para quem constrói quanto para quem reforma, é a contratação de profissionais habilitados para lidar tanto na etapa de projeto quanto na etapa de execução de obra. Muitas pessoas evitam contratar um perito competente pois acreditam que seria um custo a mais que pode ser poupado, mas em muitos casos um bom profissional pode reduzir os custos e ainda aumentar a durabilidade da edificação, ou seja, o investimento tem retorno.

 O arquiteto é aquele profissional que tem uma visão sobre a edificação como um todo, no seu trabalho utiliza de conhecimentos que irão contribuir para que os espaços tenham funcionalidade e sejam bem aproveitados.  O projeto arquitetônico contempla o conforto nas atividades que os usuários desenvolverão em cada ambiente, pensando sempre nas dimensões adequadas de circulação, nas alternativas apropriadas de ventilação, iluminação e etc. O arquiteto, além de pensar essas soluções técnicas, trabalha questões de estética e de valorização dos espaços e das perspectivas da edificação. Os materiais escolhidos, além de cumprirem uma função de revestir e proteger a edificação, permitem maior durabilidade e comodidade aos habitantes, e possibilita ainda o equilíbrio e elegância do objeto arquitetônico.

 Já os projetos complementares (que também são realizados por arquitetos e a engenharia compartilha dessa atribuição), dão suporte aos aspectos essencialmente técnicos da edificação, geralmente os clientes não opinam muito sobre as decisões estruturais ou sobre as especificidades das instalações (elétricas, hidráulicas e etc). Mesmo o cliente contratando diretamente profissionais de engenharia, é mais cômodo deixar que o arquiteto guie o processo dos projetos complementares, inclusive para que a estrutura e as instalações não desconfigurem a arquitetura que foi solucionada anteriormente. Contratar um arquiteto como gestor de uma obra, apesar de ser aconselhável, naturalmente não é obrigatório, esse serviço apenas trará mais tranquilidade principalmente àquelas pessoas que têm dificuldades em enfrentar uma obra ou simplesmente não têm tempo ou aptidão para lidar com pedreiros, bombeiros, eletricistas e etc.

O serviço de arquitetura não é tão utilizado quanto o de outros profissionais liberais, como médico ou dentista, por isso também há menos conhecimento sobre suas formas de atuação. Existem serviços e projetos de arquitetura mais simples ou mais complexos, esse grau de complexidade irá interferir naturalmente nos custos de cada trabalho. Mas é importante se ter em mente que da mesma forma que se pensa em um dentista quando se tem uma dor de dente o profissional que deve ser lembrado quando se tratar do espaço edificado é o arquiteto. Além de otimizar as soluções e reduzir custos, o profissional em arquitetura pode ajudá-lo a planejar a realização de obras em etapas ajustando ao seu orçamento disponível. Há ganhos intangíveis como a qualidade, conforto e beleza do espaço que podem ser traduzidos em algo mensurável, como a valorização do imóvel ou a durabilidade das soluções.

O diploma de arquiteto permite uma formação única que o habilita a unir técnica, criatividade, funcionalidade e estética, deixando o seu imóvel mais agradável, ambientalmente sustentável e adequado às suas necessidades e ao seu orçamento.


Esse texto é uma singela reverência a todos os colegas que celebram no dia 15 de dezembro o Dia do Arquiteto e Urbanista.