Verticalização e adensamento, centralidade saudável ou caos urbano?

Fevereiro de 2014




Verticalização, a princípio, é uma solução para as grandes cidades. Mas condensar edificações é também condensar pessoas. E quanto mais próximos os indivíduos ficam entre si mais provável é a geração de conflitos.

Os primeiros aglomerados urbanos da humanidade surgiram por conta da mudança dos parâmetros de sobrevivência humana. Substituindo a caça, o homem começou a produzir alimentos através da agricultura. As trocas, que depois dariam surgimento ao comércio, estimularam a proximidade de comunidades que permutavam produtos agrícolas, ferramentas, utensílios domésticos e etc. Até hoje, a existência das cidades favorece seus habitantes a usufruir dos bens materiais e imateriais que conseguem produzir coletivamente. 

Então, enquanto você estiver preso no trânsito, ou com dificuldades para atravessar a rua, ou com raiva do som no bar vizinho, ou incomodado com a poluição do ar, lembre que esse é custo que está pagando para usar os benefícios que uma grande cidade oferece: mais empregos, melhores instituições de ensino, acesso a produtos e serviços, mais opções culturais e de lazer e por aí vai.

Mas vale lembrar que quanto maiores os números de conflitos, menos eficientes tendem a ser os órgãos reguladores na gestão do espaço urbano. E, teoricamente, quanto maior a cidade, maior também é a quantidade de recursos advindos de impostos para se investir na resolução destes mesmos conflitos. Dessa forma, esse tipo de problema já não afeta somente grandes cidades mas também cidades médias e pequenas, em função da má qualidade da gestão ou a falta de recursos econômicos.

Em termos técnicos, qual é a vantagem da verticalização para a cidade? Na gestão pública, mais pessoas vivendo e trabalhando em uma área menor do território significa menos gasto com obras de infraestrutura para distribuição de água e energia, descarte de lixo e esgoto, vias de circulação e transporte público e etc. Essa premissa é verdadeira desde que a capacidade de infraestrutura instalada seja respeitada.

A verticalização se torna interessante também para as construtoras, incorporadoras e compradores, pois um terreno de localização privilegiada pode atender a um maior número de pessoas e com um custo menor, quando as edificações são adensadas em torres.

Conflito de interesses

Por outro lado, a cidade não pode se orientar apenas por parâmetros técnicos ou econômicos, há as questões ambientais, sociais e culturais que devem ser consideradas na tomada de decisões.  O verdadeiro desafio está no sucesso em atender o crescimento e novas demandas da cidade sem gerar conflitos ou aos menos os contornando.

Até que ponto que esse adensamento e essa verticalização vão continuar agradando, por exemplo, nosso bairro? Mais prédios novos e bonitos, mais opção de comércio e serviços, porém, juntamente com essas vantagens, chegam os conflitos e, se não forem contornados e o caos for tomando conta, a tendência é o bairro começar a entrar em um processo de desvalorização e decadência, como ocorreu em alguns pontos do centro da cidade ao longo dos anos.