Morar mais por menos!

Setembro 2013

Espaços compactos e mais práticos demandam 

projetos afinados para gerar conforto


Morar mais por menos. Este é o nome do evento que está acontecendo em Belo Horizonte até o fim deste mês de setembro. A proposta é mostrar ao público que espaços personalizados podem ter custos moderados e ficar mais acessíveis se contar com a ajuda e criatividade de profissionais da arquitetura e do design.
Na mostra, o visitante vai se deparar com materiais brutos (como cabos de aço e barras de ferro para construção civil), materiais de reciclagem (como garrafas, papelão e peças subutilizadas) e irá se surpreender como a criatividade pode criar conceitos tão interessantes dentro de uma casa.
O “Morar Mais por Menos” apresenta mais de 60 ambientes montados e o orçamento de cada ambiente é apresentado em uma tabela que demonstra que com a mistura de materiais caros e baratos se consegue chegar a propostas muito bacanas com um valor mais acessível.
Hoje, a aquisição de imóveis em bons bairros, próximos às principais centralidades da grande BH, fica cada vez mais inacessível. O Brasil possui 80% da sua população vivendo em áreas urbanas e, para gerenciar a vida da maioria da população em um espaço reduzido, as cidades precisam lidar com a especulação imobiliária da terra e de imóveis, que muitas vezes é orientada pelas leis de mercado.
Uma tendência para a construção é tentar reduzir o tamanho dos imóveis, para aumentar a acessibilidade aos mesmos. Com residências cada vez menores, as soluções precisam ficar mais inteligentes e deve-se equacionar pouco espaço, recursos restritos e chegar a um resultado de qualidade. Aí, entra o trabalho da arquitetura de interiores e do design.


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------