Contrate um arquiteto

Agosto 2013

A frequente confusão na hora de contratar os profissionais da construção civil irá terminar




Apesar de estar entre as profissões mais antigas da humanidade a arquitetura até pouco tempo atrás era vista como um serviço de luxo. Hoje, pela disseminação da área e pelos avanços tecnológicos o arquiteto está muito mais atuante, inclusive nos segmentos de baixa renda.

Mas este profissional ainda é popularmente subestimado, sendo muitas vezes taxado de “decorador”, à serviço apenas da estética. Mas a habilidade de quem estuda arquitetura vai muito mais além, pois seu treinamento envolve além de questões técnicas uma aproximação social, que permite o discernimento do profissional de como utilizar da técnica e das tecnologias em prol da vida das pessoas.

Seguindo diretrizes da lei 12.378/2010 o CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) definiu atividades que só podem ser realizadas por arquitetos, que anteriormente eram divididas com outros profissionais, sobretudo engenheiros. A partir de agora, projeto de edificação (casas ou prédios) ou reforma serão atividades exclusivas de arquitetos. A Resolução 51, que determinou esta alteração, define também outras atividades a serem exercidas com exclusividade por arquitetos.

Esta é uma vitória de toda a população que agora fará menos confusão na hora de contratar o profissional e terá maior garantia na qualidade do serviço contratado. Vale lembrar que os técnicos em edificações, engenheiros e demais profissionais da área possuem importante papel na construção civil e no desenvolvimento das cidades, de forma que o trabalho de todos os profissionais dessa área é complementar. A correção aconteceu justamente onde havia uma sobreposição de atividades entre profissionais de formação distintas.


De forma geral o arquiteto é o primeiro profissional na cadeia da construção civil que deve ser consultado, este orientará seu cliente na necessidade de contratação de serviços de topografia, estudos de solo, projeto estrutural, hidrossanitário, elétrico e etc. 


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------